quarta-feira, 5 de maio de 2010

Revolução na Construção!

Olá pessoal, desculpe a demora para postar, mas é que a vida anda demasiadamente corrida. Mas aos pouquinhos vou colocando novidades aqui!

Vamos lá!

Hoje vou citar o Nanotubos de Carbono(1991 por Sumio Iijima ): Os nanotubos de carbono são 100 mil vezes mais finos que um fio de cabelo e invisíveis até para microscópios ópticos. Apesar disso, possuem a maior resistência mecânica dentre todos os materiais conhecidos — não quebram nem deformam quando dobrados ou submetidos à alta pressão. Destacam-se também como dos melhores condutores de calor que existem e, para completar, podem ser capazes de transportar eletricidade. (fonte: Unicamp)  Como se faz?

Nanotubo: estrutura hexagonal cilindrica de átomos de carbono.



Não tem muitas empresas que o fabricam,pois seu processo é muito caro, a maior parte do material é fabricada em laboratórios para experiências dos mesmos. Imaginem o momento em que este material for fabricado em série,será uma revolução em todo o planeta,arquitetura e até mesmo medicina. Poderemos fazer arranha-céus que cheguem até a atmosfera, a Km do chão,não apenas metro, ou até mesmo elevadores que nos conectem com espaço-naves no Universo.
Além dos nanotubos existe também o chamado Grafeno, considerado o material mais forte que existe,enrolando-os tornam-se nanotubos.

Grafeno: O grafeno consiste em uma estrutura hexagonal de átomos de carbono, similar à dos favos de mel de uma colméia, mas com apenas um átomo de espessura. Como um material bidimensional, todos os seus átomos estão expostos na superfície. Quando uma folha de grafeno é enrolada, nascem os nanotubos de carbono. Mas desde 2006 já se sabia que o grafeno tinha propriedades ainda mais interessantes do que os nanotubos. Pesquisa! Passo a frente do nanotubo.
Grafeno: estrutura hexagonal em folha de átomos de carbono.



Videografia: History Channel - Quadro: Universo- Acidentes

*Um nanómetro é um milionésimo de milímetro, o mesmo é dizer que é 80 mil vezes mais pequeno do que a espessura de um cabelo humano. De facto, nano remete para uma dimensão tão pequena que uma estrutura nanodimensionada tem que ser ampliada mais de 10 milhões de vezes para a podermos facilmente apreciar em pormenor a olho nú. Para que se possa perspectivar, um único fio de cabelo humano tem a dimensão de 80.000 nm (nanómetros) de espessura, enquanto que 1 nm comtém 10 átomos de hidrogénio colocados lado a lado. A conhecida molécula de DNA tem o tamanho de aproximadamente 2,5 nm de largura, enquanto que um glóbulo vermelho tem 5.000 nm de diâmetro.


Até mais galerinha...  

Pesquise! O Conhecimento só é em prol de você.